Covid-19: Governo do Brasil autoriza suspensão de contratos de trabalho durante pandemia
O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, assinou uma medida provisória que autoriza a suspensão de contratos de trabalho até quatro meses durante o período e calamidade pública causada pela pandemia do novo coronavírus.
![Covid-19: Governo do Brasil autoriza suspensão de contratos de trabalho durante pandemia](https://bo.impala.pt/wp-content/uploads/fly-images/541121/28487750-9999x9999-lt.jpg)
O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, assinou uma medida provisória que autoriza a suspensão de contratos de trabalho até quatro meses durante o período e calamidade pública causada pela pandemia do novo coronavírus. A medida foi assinada e publicada na noite de domingo numa edição extra do Diário Oficial da União.
Segundo a norma, que tem validade por 120 dias e depois necessita da aprovação do Congresso brasileiro para continuar em vigor, neste período em que o empregado deixar de trabalhar, o empregador não pagará salário.
No entanto, a empresa será obrigada a oferecer curso de qualificação online ao trabalhador e a manter benefícios como o seguro de saúde particular. A norma indica ainda que a suspensão dos contratos não dependerá de acordo ou convenção coletiva de sindicatos que representam empregados e poderá ser feito de forma individual.
A medida, segundo o Governo brasileiro, foi tomada para evitar demissões em massa de trabalhadores que estão em quarentena para evitar a propagação da covid-19, pandemia causada pelo novo coronavírus.
Na mesma medida provisória, o Governo brasileiro também estabeleceu regras para o teletrabalho, instituiu regras para regime de banco de horas no futuro, normas para férias coletivas e suspendeu algumas exigências administrativas em segurança e saúde no trabalho.
Segundo o mais recente balanço, divulgado pelo Ministério da Saúde brasileiro no domingo à tarde, foram registadas 25 mortes e houve a confirmação de 1.546 casos da doença no país.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 324 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 14.300 morreram.
Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
LEIA MAIS Covid-19: TAP realiza voo de Angola para Portugal na quarta-feira de manhã
Leia a a sua revista sem sair de casa
Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.
Eis os passos a seguir:
1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt
2- Escolha a sua revista
3 – Clique em COMPRAR
4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA
5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento
6 – Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!
E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.
Siga a Impala no Instagram