Covid-19: São João no Porto pondera ativar nível 3 do plano de contingência

O Centro Hospitalar Universitário São João, no Porto, adiantou estar a equacionar ativar o nível 3 do plano de contingência para a Covid-19 devido ao aumento do número de casos e à “elevadíssima afluência” às urgências.

Covid-19: São João no Porto pondera ativar nível 3 do plano de contingência

A eventual ativação do nível 3, num total de 4, poderá ter implicações nas cirurgias programadas perante a necessidade de alocar camas a doentes com covid-19, referiu a fonte. Neste momento, o hospital tem 80 doentes internados com covid-19, o que obrigou à abertura de mais uma enfermaria, dado a área covid-19 estar já “totalmente ocupada”. “Regista-se ainda uma elevadíssima afluência aos serviços de urgências, com uma taxa de positividade para a covid-19 acima dos 40% em doentes com queixas respiratórias”, sublinhou. Isto acontece, ressalvou, numa altura em que “imensos profissionais de saúde” estão ausentes ao serviço por estarem infetados.

Situação alterou radicalmente numa semana

Já na semana passada, e questionado sobre um possível regresso do Hospital de Campanha do INEM desmontado a 30 de agosto de 2021, o presidente do conselho de administração foi perentório em dizer que “de modo algum”. Na justificação, Fernando Araújo explicou que o Centro Hospitalar Universitário São João fez alterações na sua estrutura para ter capacidade para responder à procura sem necessidade de estruturas secundárias.

Portugal com quase 100 mil casos e 142 mortes por covid-19 entre 3 e 9 de maio
Portugal registou, entre 03 e 09 de maio, 99.866 infeções pelo coronavírus SARS-CoV-2, 142 mortes associadas à covid-19 e um aumento do total de internamentos. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS