Filme “Conclave” é o mais nomeado para os BAFTA e Laura Carreira fica de fora
O filme “Conclave”, de Edward Berger, é o mais nomeado para os prémios britânicos BAFTA, numa edição em que “On Falling”, de Laura Carreira, não chegou às nomeações e “Ainda estou aqui”, de Walter Salles, figura entre os candidatos.
Os BAFTA são atribuídos pela Academia Britânica das Artes de Cinema e Televisão e a lista de nomeados, hoje divulgada, dá conta que “Conclave”, filme de conspiração de Edward Berger, ambientado no Vaticano e protagonizado pelo ator Ralph Fiennes, lidera com 12 nomeações.
O filme “On Falling”, da realizadora portuguesa Laura Carreira, tinha sido colocado entre os candidatos a uma nomeação para o prémio de Primeiras Obras, mas não chegou às nomeações finais.
Produzido pela portuguesa Bro Cinema e pela britânica Sixteen Films, “On Falling” é a primeira longa-metragem de Laura Carreira, uma realizadora portuguesa que vive e trabalha há mais de uma década na Escócia e que é autora ainda das curtas-metragens “Red Hill” (2018) e “The Shift” (2020).
“Conclave” está nomeado, por exemplo, nas categorias de Realização, Filme, Elenco, Direção de Fotografia, Banda Sonora Original e também Melhor Ator, para Ralph Fiennes, e Melhor Atriz Secundária, para Isabella Rossellini.
“Emilia Pérez”, do francês Jacques Audiard, tem 11 nomeações, incluindo o de Melhor Atriz Principal para a espanhola Karla Sofía Gascón, e o de Melhor Filme em Língua Não Inglesa.
Nesta mesma categoria está a produção brasileira “Ainda estou aqui”, de Walter Salles, protagonizada por Fernanda Torres, no papel de uma ativista, advogada e viúva de Rubens Paiva, o político brasileiro detido e torturado pela ditadura militar brasileira (1964-1985), no início dos anos 1970.
A cerimónia dos BAFTA está marcada para 16 de fevereiro em Londres.
SS // MAG
By Impala News / Lusa
Siga a Impala no Instagram