Flores e Corvo com aviso laranja por causa da agitação marítima
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu hoje aviso laranja para o grupo Ocidental dos Açores devido às previsões de agitação marítima com ondas que poderão chegar aos oito metros, na terça-feira.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera já tinha emitido esta manhã avisos amarelos para as nove ilhas dos Açores devido às previsões de precipitação por vezes forte, vento e agitação marítima, a partir de segunda-feira.
Num novo aviso divulgado esta noite, o IPMA coloca as ilhas do grupo Ocidental (Flores e Corvo) sob aviso laranja entre as 05:00 locais (06:00 em Lisboa) de terça-feira e as 23:00 locais de terça-feira (00:00 em Lisboa), por causa das previsões de “agitação marítima com ondas de oeste (W) de 7 a 8 metros”.
Já as ilhas do grupo Central (Terceira, Pico, São Jorge, Graciosa e Faial) e Oriental (São Miguel e Santa Maria) vão estar sob aviso amarelo, até quarta-feira, por causa da agitação marítima, com previsões de “ondas oeste (W) de 6 a 7 metros”.
AS nove ilhas dos Açores vão estar ainda sob aviso amarelo devido à “precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada” e vento, entre segunda e terça-feira.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.
APE// APN
By Impala News / Lusa
Siga a Impala no Instagram