Holanda: 19 crianças com síndrome inflamatória associada à covid-19

Um mínimo de 19 crianças na Holanda afetadas por síndrome associada à covid-19, incluindo dez que apresentaram anticorpos contra o novo coronavírus, indica Associação de Pediatria holandesa.

Holanda: 19 crianças com síndrome inflamatória associada à covid-19

Dos pelo menos 19 casos da síndrome associada à covid-19 verificados na última quinzena, só quatro têm menos de cinco anos. Dentro deste grupo, informaram os pediatras holandeses, pelo menos dez menores tiveram resultados positivos em relação à presença de anticorpos contra o novo coronavírus. Não significa, porém, que os restantes não tenham superado a covid-19 sem desenvolver defesas contra o vírus. Esta doença inflamatória que afeta pessoas até aos 21 anos provoca sintomas aos dos da doença de Kawasaki e dos da síndrome de choque tóxico.

LEIA DEPOIS
Covid-19: Suécia ultrapassa as 4 mil mortes e falha imunidade de grupo

Os sintomas da síndrome diagnosticada a 19 crianças na Holanda

Febre bastante elevada, dores abdominais, complicações cardíacas, erupções cutâneas, irritação e vermelhidão das membranas mucosas da boca são alguns dos principais sintomas. Trata-se de um estado de inflamação que pode desencadear quadro clínico grave, mas com tratamento. Os primeiros relatos da doença pediátrica possivelmente relacionada com a covid-19 surgiram há cerca de um, mês no Reino Unido. Nessa altura, especialistas emitiram um alerta para potenciais casos noutros países. Seguiram-se relatos semelhantes na Irlanda, na Bélgica, na Suíça, na Itália, em Espanha, em França e nos Estados Unidos da América.

LEIA TAMBÉM
Meteorologia prevê temperaturas acima dos 30º, mas possibilidade de aguaceiros

Em Portugal, o único caso diagnosticado é o de um adolescente de 13 anos

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças anunciou, já este mês, há aproximadamente 230 casos anunciados de crianças com suspeitas desta doença associada à covid-19 na União Europeia e na Grã-Bretanha. Em Portugal, apenas há notícia de um caso, num adolescente de 13 anos, já curado. Em todo o mundo, o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças estima que haja suspeitas de, pelo menos, 320 casos. Na semana passada, a Organização Mundial da Saúde pediu aos laboratórios de todo o mundo para contribuírem com o máximo de dados potencialmente ligados a esta síndrome, que em alguns casos foi fatal.

LEIA AGORA
Ciência identifica gene da magreza que pode vir a ser a chave para a obesidade

Impala Instagram


RELACIONADOS