Está por horas o anúncio da contratação de Sérgio Conceição. É neste treinador, e ex-jogador do clube, que Jorge Nuno Pinto da Costa aposta para fazer com que o Futebol Clube do Porto recupere o título de campeão nacional. A carreira de Sérgio Conceição fala por si. O temperamento do treinador também é conhecido. Mas existe muito para mais descobrir. Desde a infância difícil até ao lado solidário do menino nascido numa aldeia perto de Coimbra.
Sérgio Conceição nasceu numa aldeia perto de Coimbra. E os primeiros anos de vida não foram fáceis. Nascido no seio de uma família numerosa e de poucos recursos, Sérgio Conceição nunca teve dúvidas de que seria alguém na vida. O treinador não teve outra hipótese que não fosse enfrentar a dureza da vida. O pai, que o costumava levar para os treinos, morreu num acidente de mota. A mesma com que transportava o filho para os treinos. O pai de Sérgio Conceição morreu um dia depois de o filho se ter tornado atleta dos dragões, quando o filho tinha apenas 16 anos. Pouco depois morria a mãe.
O pai de Sérgio Conceição morreu quando o treinador tinha 16 anos. A mãe morreu pouco tempo depois.
Quem conhece de perto Sérgio Conceição elogia o seu lado altruísta e solidário. Algo confirmado pelo agente, Jorge Manuel Mendes, numa entrevista ao ‘Mais Futebol’. “O Sérgio é capaz de assistir a um programa onde alguém precisa, por exemplo, de uma cadeira de rodas, e ligar para a produção, sob anonimato, a oferecer-se para a comprar. Já assisti a isso”, conta aquele que, mais do que agente é um grande amigo do treinador. “Há quem o critique e nem o conheça verdadeiramente. As pessoas têm uma ideia completamente errada dele”, acrescenta, relembrando que chegou a comprar a receita de um jogo, gastando 60 mil euros para ajudar um clube em dificuldades financeiras. Devoto, Sérgio Conceição também ajuda instituições como a Colónia São Francisco de Assis, dedicada a apoiar crianças desfavorecidas.
“O Sérgio é capaz de assistir a um programa onde alguém precisa, por exemplo, de uma cadeira de rodas, e ligar para a produção, sob anonimato, a oferecer-se para a comprar”
Muitas histórias podem ser contadas sobre o treinador. Umas mais conhecidas, como é o caso do desentendimento com Scolari, que levou a que fosse afastado da Seleção Nacional. Existe também uma história que envolve uma promessa. Sérgio Conceição prometeu regressar a Braga a pé caso a sua equipa se apurasse para a final da Taça de Portugal. Assim foi e o treinador fez os quarenta quilómetros que separam Vila do Conde de Braga a pé.
Homem de convicções fortes, Sérgio Conceição não se muda para o Porto por dinheiro. No Nantes, clube francês que treinava, tinha um ordenado de 4,5 milhões de euros. Diz-que que nos dragões irá receber menos de metade desse valor, tendo prémios chorudos em caso de sucesso. Sérgio Conceição tem quatro filhos, todos deles jogadores de futebol. Um deles assinou recentemente contrato profissional com o Benfica, o grande rival do novo clube do treinador.
Siga a Impala no Instagram