Linda de Suza vai dar nome a Centro Cultural de Beringel

O Centro Cultural de Beringel, no concelho de Beja, vai passar a denominar-se Centro Cultural Linda de Suza, em homenagem à cantora natural desta localidade alentejana, que morreu em 2022.

Linda de Suza vai dar nome a Centro Cultural de Beringel

A atribuição do nome de Linda de Suza, que morreu em 28 de dezembro de 2022, ao Centro Cultural de Beringel tem por objetivo homenagear a cantora que deu a conhecer a localidade “ao mundo”, explica o presidente da Junta de Freguesia, Vítor Besugo.

Para ler depois
A foto de Alexandra Lencastre em biquíni que está a enlouquecer os fãs

Segundo o eleito, a proposta, aprovada nesta semana “por unanimidade”, visa também “imortalizar Linda de Suza, por tudo o que ela simbolizou para a comunidade emigrante”. Além de atribuir o nome da cantora ao centro cultural, a Junta de Freguesia alentejana vai também criar “uma exposição permanente sobre a cantora nascida em Beringel, de forma a que todos os que visitem a freguesia possam conhecer a história dela”, acrescentou Vítor Besugo.

História de Linda de Suza adaptada à TV na minissérie ‘Mala de Cartão’

Linda de Suza
Teolinda Joaquina de Sousa Lança morreu em 28 de dezembro de 2022, aos 74 anos, vítima de “insuficiência respiratória”

Teolinda Joaquina de Sousa Lança nasceu em Beringel, no concelho de Beja, em 22 de Fevereiro de 1948. Emigrou para França em 1970 e estreou-se como cantora no restaurante Chez Loisette, em Saint-Ouen, a norte de Paris. No início da carreira, ficou conhecida pela música Um Português (Mala de Cartão), na qual cantou os lamentos da saudade de quem deixou o País.

Acabou por tornar-se na intérprete da comunidade emigrante portuguesa, cantando as dificuldades e as saudades, em temas como J’ai Deux Pays pour un Seul Coeur” ou La Symphonie du Portugal. No repertório incluiu temas do cancioneiro popular como Lírio Roxo e Malhão, Malhão, e gravou Coimbra/Avril au Portugal.

Para ler depois
Sara Matos quebra o silêncio sobre futuro do filho com Pedro Teixeira

A sua história foi adaptada à televisão numa minissérie intitulada Mala de Cartão, em 1988. Morreu em 28 de dezembro de 2022, aos 74 anos, num hospital em Gisors, França. A causa do óbito diagnosticada foi “insuficiência respiratória”. Teve covid-19, faleceu e ficou sepultada em Paris.

Impala Instagram


RELACIONADOS