Mais de 260 escolas foram alvo de ameaças de bomba na Hungria

Mais de 260 escolas na Hungria receberam hoje ameaças de bomba, disseram as autoridades húngaras, que abriram uma investigação e apontaram semelhanças com incidentes recentes noutros países da Europa central e oriental.

Mais de 260 escolas foram alvo de ameaças de bomba na Hungria

Um total de 268 escolas receberam emails ameaçadores, incluindo 245 estabelecimentos de ensino na capital, Budapeste, disse o secretário de Estado do Interior húngaro, Bence Retvari, numa conferência de imprensa.

A polícia revistou os edifícios e retirou os estudantes e os funcionários, situação que afetou dezenas de milhares de pessoas.

Não foi encontrado qualquer dispositivo explosivo e “o perigo de um ataque à bomba foi imediatamente descartado”, afirmou Retvari.

A polícia abriu uma investigação de “ameaça à ordem pública” e contactou a Agência da União Europeia para a Cooperação Policial (Europol), assim como as autoridades da Bulgária, da República Checa e da Eslováquia, onde foram veiculadas “ameaças semelhantes” com uma mensagem de conteúdo “islâmico”.

Mas o Governo húngaro pediu cautela devido à falta de provas neste momento.

Em maio e setembro de 2024, centenas de escolas checas e eslovacas foram ameaçadas. As autoridades checas a referirem “ingerência russa” como uma das possíveis causas.

CSR // APN

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS