Moçambique tem um défice de 150 mil unidades de sangue

Moçambique precisa de 150 mil unidades de sangue para suprir o défice que se regista, indicam dados do Ministério da Saúde citados hoje pelo diário Notícias.

Moçambique tem um défice de 150 mil unidades de sangue

Moçambique precisa de 150 mil unidades de sangue para suprir o défice que se regista, indicam dados do Ministério da Saúde.

Falando por ocasião do Dia Nacional do Dador, a ministra da Saúde de Moçambique, Nazira Abdula, afirmou que o país precisa de mobilizar mais voluntários para a doação de sangue.

“O atual quadro de doação de sangue desafia-nos a aumentar o número de voluntários” por forma a “responder à demanda dos serviços materno-infantis, que constituem o grosso das necessidades”, declarou.

A ministra da Saúde afirmou que a procura de sangue para pessoas feridas em acidentes de viação também coloca pressão na procura.

“O país tem enfrentado, nos últimos tempos e com preocupação, vários acidentes de viação que culminam com lesões graves que necessitam de sangue”, acrescentou Nazira Abdula.

Abdula assinalou que o Ministério da Saúde criou uma base de dados para poder fazer a monitoria das reservas de sangue disponíveis no Sistema Nacional de Saúde e poder responder às necessidades.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS