Moçambique tem um défice de 150 mil unidades de sangue
Moçambique precisa de 150 mil unidades de sangue para suprir o défice que se regista, indicam dados do Ministério da Saúde citados hoje pelo diário Notícias.
Moçambique precisa de 150 mil unidades de sangue para suprir o défice que se regista, indicam dados do Ministério da Saúde.
Falando por ocasião do Dia Nacional do Dador, a ministra da Saúde de Moçambique, Nazira Abdula, afirmou que o país precisa de mobilizar mais voluntários para a doação de sangue.
“O atual quadro de doação de sangue desafia-nos a aumentar o número de voluntários” por forma a “responder à demanda dos serviços materno-infantis, que constituem o grosso das necessidades”, declarou.
A ministra da Saúde afirmou que a procura de sangue para pessoas feridas em acidentes de viação também coloca pressão na procura.
“O país tem enfrentado, nos últimos tempos e com preocupação, vários acidentes de viação que culminam com lesões graves que necessitam de sangue”, acrescentou Nazira Abdula.
Abdula assinalou que o Ministério da Saúde criou uma base de dados para poder fazer a monitoria das reservas de sangue disponíveis no Sistema Nacional de Saúde e poder responder às necessidades.
Siga a Impala no Instagram