O que se espera que o ano de 2025 traga ao Mundo?
A população de 33 países espera que 2025 traga transformações negativas ao Mundo. Aquecimento global, subida do custo de vida e substituição de pessoas pela Inteligência Artificial em alguns empregos no topo das principais preocupações.
Se os últimos anos nos mostraram algo, é que muita coisa pode mudar, rapidamente. Se muitos eventos não podem ser previstos, poderão outros ser? A Ipsos perguntou a mais de 23.700 pessoas, em 33 países, que previsão fazem para o ano de 2025, através de uma sondagem sobre tópicos que vão desde a tecnologia ao meio ambiente ou segurança mundial. Os dados são baseados numa única sondagem e, embora não se concentrem no conhecimento adicional de especialistas e analistas, capturam um instantâneo de sentimentos e pontos de vista em diferentes países e regiões.
Como mostra o gráfico no final deste artigo, muitas pessoas em todo o mundo parecem concordar sobre a probabilidade de as temperaturas globais aumentarem. Oito em cada dez entrevistados disseram que, no ano que vem, podemos esperar que o mundo aqueça ainda mais. A crença foi mais disseminada em nações como Indonésia (91%), Filipinas (89%) e Malásia (88%). Numa linha semelhante, mais de sete em cada dez (72%) dos entrevistados disseram esperar eventos climáticos mais extremos no país em que vivem do que no ano passado.
Enquanto isso, muitos dos entrevistados estavam em dúvida sobre se o governo do seu país introduziria metas mais exigentes para reduzir as emissões de carbono de forma mais célere, com apenas 52% dos entrevistados a dizerem que era provável que as autoridades agissem dessa forma. Os entrevistados na China foram os mais otimistas sobre esta perspetiva (84%).
As opiniões sobre se os conflitos atualmente em andamento no Médio Oriente e na Ucrânia vão terminar em 2025 eram pessimistas. Apenas cerca de duas em cada dez pessoas achavam que seria o caso no Médio Oriente. Na Ucrânia, perto de três em cada dez pensavam o mesmo – o que, apesar de tudo, ainda marca uma queda de quatro pontos percentuais nas previsões do mesmo período há um ano.
Apenas uma em cada três indivíduos achava que as pessoas no seu país se tornariam mais tolerantes umas com as outras, marcando uma queda de dois pontos percentuais desde o ano passado. Em termos do mundo online, quase dois terços dos entrevistados disseram esperar que a Inteligência Artificial (IA) substitua empregos no seu país em 2025.
Ao mesmo tempo, 43% concordaram que a IA levará à criação de muitos novos empregos. Quando perguntados se achavam que muito mais pessoas passarão a viver em mundos virtuais no próximo ano, 59% dos entrevistados concordaram que provavelmente isso aconteceria – acima dos 56% em 2022.
Statista
Siga a Impala no Instagram