Presidente da COP28 ultima novo rascunho com base nas linhas vermelhas das partes
O presidente da COP28 está a ultimar um novo rascunho do Balanço Global com base nas linhas vermelhas apresentadas pelas partes durante a noite, segundo o diretor-geral da cimeira que não adiantou detalhes sobre a questão dos combustíveis fósseis.
“Passamos a última noite a discutir e a receber ‘feedback’ e isso colocou-nos numa posição para redigir um novo texto, que inclui todos os elementos de que precisamos para um plano compreensivo até 2030”, afirmou o embaixador Majid Al Suwaidi e diretor-geral da 28.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP28).
Numa conferência de imprensa de atualização sobre as negociações finais, que deveriam terminar hoje, o responsável disse que o novo texto está a ser trabalhado com base nas linhas apresentadas durante a noite pelos países, depois de conhecer o rascunho divulgado ao final da tarde.
“O texto que divulgámos foi um ponto de partida para a discussão. É completamente normal para um processo assente no consenso. Sabíamos que as opiniões eram polarizadas, mas não sabíamos quais eram as linhas vermelhas dos países”, acrescentou.
Siga a Impala no Instagram