Sismo de 6,8 atinge nordeste do Japão
Um sismo de magnitude 6,8 graus de magnitude sacudiu hoje o nordeste do Japão sem causar danos materiais e sem que as autoridades japonesas tenham emitido alerta de tsunami.
O sismo ocorreu às 10h27 horas locais (01h27 TMG) de hoje e teve epicentro a 60 quilómetros abaixo do leito de mar frente à costa de prefeitura de Miyagi. O terramoto alcançou essa prefeitura do nordeste do Japão com nível cinco na escala japonesa. Noutras áreas do nordeste do Japão, incluindo as das prefeituras de Iwate e Fukushima, o tremor de terra atingiu o nível cinco ou cinco inferior, segundo dados da Agência Meteorológica do Japão (JMA). As autoridades de Miyagi e de Fukushima informaram de que três pessoas ficaram com ferimentos ligeiros devido ao sismo.
Sismo provocou interrupção de alguns troços de linhas ferroviárias
O terramoto provocou, porém, a interrupção de alguns troços de linhas ferroviárias, entre as quais uma de alta velocidade que atravessa o nordeste do país. Todas as linhas voltaram a funcionar dentro da normalidade cinco horas após o sismo. O Japão assenta no designado Anel de Fogo, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terramotos com frequência tendo as suas estruturas edificadas sido desenhadas especialmente para aguentar os terramotos.
LEIA AGORA
Sismo em Portugal matará 17 mil a 27 mil pessoas [vídeos]
Portugal pode sofrer a qualquer momento um terramoto e um tsunami semelhante ao que aconteceu na Indonésia, no Natal de 2004, alertam especialistas em sismos. (… continue a ler aqui)
Siga a Impala no Instagram