Quer mais descontos para fazer compras? Troque garrafas de plástico
Esta será uma das medidas que o Governo vai anunciar para reduzir a poluição causada pelos plásticos, algo já considerado uma calamidade planetária.
“Até 2021 Portugal vai ter um sistema de incentivos para quem reciclar estes materiais”, contou o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, ao Diário de Notícias. Até lá, o Governo vai anunciar e colocar em prática um pacote de iniciativas de reciclar o plástico de forma mais acelerada. Os compostos sintéticos, onde se inserem todos os tipos de plástico, demoram muito a tempo a descompor-se, podendo mesmo levar anos.
Vão ser instaladas máquinas de recolha de plástico à entrada dos supermercados e nas principais gasolineiras. Aí, será pesado e identificado o plástico que já não necessita e emitido um talão com uma quantia a descontar em futuras compras.
“Uma das principais medidas é a instalação de unidades de recolha em pontos de grande venda de plásticos, como os supermercados. O peso que o consumidor entregar será depois convertido em senhas de compras nesses mesmos estabelecimentos”, explica Carlos Martins que recupera uma ideia proposta pelo Partido Animais e Natureza (PAN) no Parlamento no último mês de maio.
LEIA MAIS: Rock in Rio Lisboa baniu copos de plástico descartáveis
Ainda assim, o mesmo político afirma que esta decisão depende dos cidadãos para ser positiva. Há que fazer acontecer uma “economia do plástico” por cada pessoa pois embalagens e garrafas, pratos e talheres, palhinhas e cotonetes são alguns dos principais produtos que prejudicam mais o ambiente em todo o mundo.
Além disso, há uma preocupação da relação entre a água e o seu principal armazenador, novamente, o plástico. O Governo vai formalizar protocolos com a Associação Portuguesa dos Industriais de Águas Minerais Naturais e de Nascente (APIAM), Associação Portuguesa de Bebidas Refrescantes não Alcoólicas (Probeb) e Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP). O objetivo será ainda recolher ainda mais embalagens de plástico junto de produtores e distribuidores.
Dados do Eurostat demonstram que Portugal contribuiu em 77 mil toneladas por ano na fatura de desperdício de plástico. A média de quilos de lixo por habitante no nosso país (222kg) é acima da média europeia (147kg p/habitante). Só 9% de 400 milhões de toneladas de plástico produzido é reciclado, há que contribuir de certa forma.
Siga a Impala no Instagram