Cabo Verde vai fiscalizar cobrança de taxa nas principais ilhas turísticas

A Inspeção Geral das Atividades Económicas (IGAE) cabo-verdiana anunciou hoje uma fiscalização em larga escala à cobrança da taxa turística junto dos operadores no Sal e Boavista, as ilhas que mais hóspedes estrangeiros recebem no país.

Cabo Verde vai fiscalizar cobrança de taxa nas principais ilhas turísticas

“Vamos avançar brevemente com uma inspeção em larga escala no Sal, com quatro inspetores, e na Boavista, com três”, afirmou o inspetor-geral da IGAE, Paulo Monteiro, citado pela Rádio de Cabo Verde (RCV).

A operação vai abranger estabelecimentos de alojamento, agências de viagens e outros operadores.

“Já estamos a organizar toda a atividade para que todas as ilhas sejam contempladas com fiscalizações o mais rapidamente possível. Temos inspetores suficientes para fazer um bom trabalho. Tudo será passado a pente fino”, garantiu.

O responsável referiu que está em curso a identificação dos operadores em incumprimento e deixou um alerta: todos devem cumprir com a entrega da taxa turística.

O turismo e atividades relacionadas são o motor do crescimento da economia cabo-verdiana, com receitas projetadas para 2024 acima de 500 milhões de euros, representando mais de 70% das exportações, segundo o último relatório do FMI.

A contribuição de 276 escudos (2,50 euros) por noite serve para financiar o Fundo MAIS, instrumento do Governo responsável por investimentos na área social e ajudar a cumprir o objetivo de erradicar a pobreza extrema até 2026. 

RS // MLL

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS