EDP Renováveis conclui recompra de participação de 49% em portfolio eólico
A EDP Renováveis concluiu a recompra de uma participação de 49% num portfolio eólico em Portugal, Polónia e Itália a entidades relacionadas com a China Three Gorges, num investimento de 580 milhões de euros, segundo comunicado ao mercado.
Na nota divulgada hoje pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a EDP Renováveis (EDPR) disse que “concluiu a recompra de uma participação de 49% num portefólio eólico em Portugal, Polónia e Itália a duas entidades relacionadas com a China Three Gorges — ACE Investment Fund I LP e ACE Investment Fund II LP — pelo valor total de 0,58 mil milhões de euros”.
Este portfolio tem uma “idade média de 11 anos e totaliza uma capacidade instalada eólica ‘gross’ de 970 MW [megawatts]”, incluindo, em Portugal 422 MW, na Polónia 418 MW e em Itália 130 MW.
“O valor total desta transação implica um enterprise value [valor de mercado] de 1,2 mil milhões de euros”, sendo que “ao passar a deter 100% deste portefólio de 1 GW [gigawatts] de ativos eólicos em operação, a EDPR reforça o peso da Europa enquanto mercado chave no seu portefólio”, salientou.
“Esta aquisição tem impacto positivo ao nível dos fluxos de caixa orgânicos e de resultado líquido da EDPR”, referiu, indicando que a “propriedade total destes ativos virá também simplificar a gestão de energia e o potencial desenvolvimento de projetos de hibridização e referenciação dos mesmos”.
ALN // JNM
Lusa/Fim
By Impala News / Lusa
Siga a Impala no Instagram