Google paga 112,4 ME para resolver ação judicial sobre discriminação de mulheres

A Google acordou pagar 118 milhões de dólares (112,4 milhões de euros) para resolver uma ação judicial na qual se acusa a empresa de discriminar mulheres em termos salariais e hierárquicos no estado norte-americano da Califórnia.

Google paga 112,4 ME para resolver ação judicial sobre discriminação de mulheres

A informação foi confirmada hoje pela Google, depois de um comunicado divulgado na sexta-feira pelas duas sociedades de advogados que intentaram a ação coletiva. O acordo abrange cerca de 15.500 mulheres empregadas que trabalham na Califórnia desde setembro de 2013, de acordo com a mesma nota.

Para ler depois
Mostrava vida de luxo no Instagram mas foi despejada da casa onde vivia em condições miseráveis
Influencer mostrava vida de luxo no Instagram, mas, quando foi despejada, os senhorios mostraram as condições miseráveis em que deixou a casa (… continue a ler aqui)

A empresa também concordou que seja realizada uma auditoria independente às práticas de contratação e compensação. “Depois de quase cinco anos (…), ambas as partes concordaram que a resolução do caso, sem qualquer admissão [de responsabilidade] ou conclusão, era do interesse de todos, e estamos muito satisfeitos por termos chegado a este acordo”, disse um porta-voz da Google à agência de notícias France-Presse (AFP).

O processo foi instaurado em 2017 num tribunal de São Francisco por antigos funcionários da Google. No texto do acordo, divulgado pelos advogados, é indicado que a Google “nega todas as alegações na queixa e sustenta que cumpriu sempre na íntegra com todas as leis, regras e regulamentos aplicáveis”. “Estamos absolutamente empenhados em pagar, contratar e nivelar todos os empregados de uma forma justa e equitativa”, disse, por seu lado, o porta-voz da Google.

A empresa norte-americana já tinha concordado em 2021 em pagar 3,8 milhões de dólares (3,6 milhões de euros) ao Departamento do Trabalho dos EUA, na sequência de acusações de discriminação contra mulheres e asiáticas. A Google disse então que a discriminação foi detetada durante uma auditoria interna de rotina e que a empresa concordou em pagar para retificar a situação, mas negou que tivesse infringido a lei.

Impala Instagram


RELACIONADOS