Novo Banco vende carteira de crédito mal parado por 30,7 MEuro

O Novo Banco vendeu uma carteira de crédito mal parado (em inglês, ‘non-performing loan’ ou NPL), numa transação de 30,7 milhões de euros, que reduz o montante destes créditos em 100 milhões de euros.

Novo Banco vende carteira de crédito mal parado por 30,7 MEuro

Em comunicado divulgado hoje na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a instituição informou que, “após a conclusão de um processo de venda competitivo, celebrou um Contrato de Compra e Venda para a alienação de uma carteira de créditos não produtivos, não garantidos, e exposições relacionadas”.

Segundo o banco, esta operação deverá “ter um impacto positivo nos rácios de qualidade dos ativos, reduzindo o montante de NPL em cerca de 100 milhões de euros e o rácio de NPL bruto para aproximadamente 3,5%”, sendo um “marco relevante” para o Novo Banco, visto que permite “executar a sua estratégia de convergência para a média da UE”.

A transação foi “efetuada por 30,7 milhões de euros” e “deverá ter um impacto positivo na demonstração de resultados de 2024, contribuindo com cerca de seis milhões de euros para os resultados antes de impostos e resultando num aumento de seis pontos base nos rácios de capital”.

 

ALN // JNM

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS