Preço médio de venda da gasolina cai 1,2% e do gasóleo 4,6% no 4.º trimestre de 2024

O preço médio de venda ao público (PMVP) da gasolina caiu 1,2% e o do gasóleo 4,6% no quarto trimestre de 2024 face ao período homólogo, divulgou hoje a Epcol.

Preço médio de venda da gasolina cai 1,2% e do gasóleo 4,6% no 4.º trimestre de 2024

“Em relação aos trimestres anterior e homólogo, no 4.º trimestre de 2024 o PMVP da gasolina 95 foi respetivamente, superior em 0,9 c/l [cêntimos por litro] (0,5%) e inferior em 2,1 c/l (-1,2%), o do gasóleo rodoviário superior em 3,4 c/l (2,2%) e inferior em 7,6 c/l (-4,6%), e o do GPL Auto superior em 4,9 c/l (5,7%) e em 6,4 c/l (7,6%)”, refere a EPCOL — Empresas Portuguesas de Combustíveis e Lubrificantes num relatório hoje divulgado.

Segundo a antiga Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro), a subida em cadeia na gasolina 95 e no gasóleo rodoviário deveu-se, respetivamente, ao sobrecusto da incorporação de biocombustíveis em 2,1 c/l e 2,8 c/l e da taxa de carbono de 3,7 c/l e 4,1 c/l.

De acordo com a Epcol, no final de dezembro de 2024 um litro de gasolina 95 era vendido por 1,703 euros, um litro de gasóleo rodoviário por 1,584 euros e um litro de autogás por 0,903 euros, contra, respetivamente, 1,724 euros, 1,660 euros e 0,839 euros, respetivamente.

No último trimestre do ano, a carga fiscal representou 55,9% do PMVP da gasolina 95, 50,5% do preço do gasóleo rodoviário e 46,5% no caso do autogás.

Quando comparado com Espanha, o preço médio antes de impostos (PMAI) nos três meses em análise, este foi inferior em 2,3 c/l no caso da gasolina 95, 0,2 c/l no caso do gasóleo e 26,2 c/l no GPL Auto.

Face à média da zona euro, o PMAI nacional foi superior na gasolina (+3,0 c/l) e no gasóleo rodoviário (+2,0 c/l) e inferior no GPL Auto (-1,4 c/l).

Já os PMVP praticados em Portugal face a Espanha foram superiores na gasolina 95 (+19,5 c/l) e no gasóleo rodoviário (17,5 c/l) e inferiores no GPL Auto (-4,1 c/l).

Em comparação à zona euro, os PMVP foram superiores na gasolina 95 (0,9 c/l), no gasóleo rodoviário (1,2 c/l) e inferiores no GPL Auto (-1,4 c/l).

A Epcol indica que, “tal como refere a Comissão Europeia, deve existir alguma reserva nesta comparação, uma vez que o reporte dos preços não é uniforme e o nível de incorporação de biocombustíveis, tal como o seu tratamento fiscal, também não é igual em todos os países”.

JO // MSF

By Impala News / Lusa

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