Proveitos do alojamento turístico atingem máximos históricos em agosto
Os proveitos do alojamento turístico registaram máximos históricos em agosto, aumentando 7,8% e os de aposento 7,7% em termos homólogos, para 948,1 e 765,5 milhões de euros, respetivamente.
Os proveitos do alojamento turístico registaram máximos históricos em agosto, com os proveitos totais a aumentarem 7,8% e os de aposento 7,7% em termos homólogos, para 948,1 e 765,5 milhões de euros, respetivamente
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Segundo as estatísticas da atividade turística divulgadas hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), “os valores de proveitos alcançaram máximos históricos mensais em agosto, tendo os proveitos totais interrompido a trajetória de abrandamento com um aumento de 7,8% (+7,5% em julho), atingindo 948,1 milhões de euros”. Já os proveitos de aposento aumentaram 7,7% (+8,1% em julho), ascendendo a 765,5 milhões de euros.
Os novos desafios do alojamento turístico
Das estadias em hotel ao alojamento local, os preços variam bastante, tal como o tipo de oferta. Tomando como exemplo a zona nobre de Lisboa, na Baixa, junto à praça do Rossio, um hotel oferece valores diários por quarto desde os 144 aos 546 euros, enquanto um alojamento local, no mesmo sítio turístico, um apartamento pode ficar apenas nos 50 euros por dia, para três pessoas.
À medida que os destinos e mercados de origem mudaram, as empresas de turismo e hospitalidade também evoluíram – e apontam-se seis tendências como principais atores que moldaram os modelos de negócio no setor do Turismo na última década.
Modelos de ativos leves como franchising proliferaram, embora as marcas de luxo e de pequena escala estejam a optar por sair. A consolidação impulsionou economias de escala. Os hotéis procuram recuperar o relacionamento com os hóspedes e, quase duas décadas depois, o alojamento está a traçar o seu curso próprio.
No espaço de experiências, a reinvenção é a chave. Cruzeiros e parques temáticos têm-se concentrado em atrair novos grupos demográficos enquanto reajustam estratégias de receita. A oferta de ‘experiências’ continua a ser um setor altamente fragmentado –, sendo, por isso, uma oportunidade enorme para os mais ‘visionários’.
Ao considerar as seis tendências, as empresas de turismo e hospitalidade podem obter ‘insights’ sobre práticas comerciais atuais e sobre áreas de novas oportunidades.
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