Samsung prevê subida de 400 por cento dos lucros operacionais em 2024
A tecnológica Samsung Electronics antecipou um lucro operacional de 32,72 biliões de wons (cerca de 22 mil milhões de euros) em 2024, um aumento de 398,2%, ancorado na procura de semicondutores
O maior fabricante mundial de chips de memória fez saber, através de um comunicado, que espera que a receita de vendas aumente 15,9% em 2023, para 300,08 biliões de won (cerca de 200 mil milhões de euros).
No quarto trimestre, a empresa sediada em Suwon (a sul de Seul) estima que o lucro operacional tenha crescido 130,5% entre julho e setembro, para 6,5 biliões de won (cerca de 4,3 mil milhões de euros), enquanto as vendas terão aumentado 10,7%, para cerca de 75 biliões de won (cerca de 50 mil milhões de euros).
Não obstante o crescimento antecipado pela gigante tecnológica sul-coreana, estes números, especialmente os relativos ao lucro operacional do quarto trimestre, estão abaixo das expectativas dos analistas sul-coreanos, que esperavam um lucro de 7,65 biliões de won (5,1 mil milhões de euros).
Os dados surgem numa altura marcada pelos atrasos da Samsung em obter a aprovação do gigante americano Nvidia para a conceção de chips de inteligência artificial para memória de alta largura de banda.
Como é habitual nas suas previsões de resultados, a empresa não forneceu previsões para o lucro líquido nem mais pormenores por ramo de atividade.
Após 2023, quando o abrandamento da procura levou a Samsung a fazer ajustes nas existências e cortes significativos na produção, a empresa espera uma recuperação sólida este ano.
A empresa divulgará a folha de resultados para o ano inteiro no final do janeiro.
APL // VQ
By Impala News / Lusa
Siga a Impala no Instagram