Wall Street fecha em terreno misto após conhecer indicadores económicos dos EUA

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje sem rumo, depois de ter aberto em queda, enquanto os investidores assimilavam uma série de dados económicos dos EUA que fizeram cair os rendimentos das obrigações.

Wall Street fecha em terreno misto após conhecer indicadores económicos dos EUA

Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average ganhou 0,65% e o abrangente S&P 500 ganhou 0,41%, enquanto o tecnológico Nasdaq perdeu 0,18%.

“A subida que temos visto ao longo do dia é sintomática do tipo de movimento que temos visto no mercado recentemente, com os investidores norte-americanos a esperar que qualquer liquidação matinal perca força para impulsionar o mercado”, realçou Steve Sosnick, da Interactive Brokers, à agência France-Presse (AFP).

O analista sublinhou, por outro lado, que “é bastante invulgar ver o S&P 500 a subir num dia em que a maioria das “Magnificent Seven” (Sete Magníficas, alcunha dada às principais ações tecnológicas norte-americanas) estão a cair”.

A Tesla perdeu 1,40%, a Alphabet 0,85%, a Amazon 2,42%, a Meta 2,35%, a Apple -0,41% e a Nvidia 0,38%. Apenas a Microsoft terminou no verde, avançando 0,23%.

“Estamos também a assistir a um claro declínio nos rendimentos [e] isso é certamente encorajador” para o mercado norte-americano como um todo, observou Sosnick.

Por volta das 21:15 (hora de Lisboa), a taxa de juro dos títulos do governo dos EUA a dez anos situava-se em torno de 4,44%, em comparação com 4,54% no fecho de quinta-feira.

Esta clara flexibilização ocorreu após a publicação de vários indicadores económicos importantes, principalmente o índice de preços no produtor.

No mês, o índice PPI caiu 0,5%, depois de estabilizar em março, uma queda surpreendente, enquanto a análise publicado pelo Briefing.com previa uma subida de 0,3% no período.

Excluindo as variações dos preços dos alimentos, da energia e do retalho, que são consideradas mais voláteis, a queda dos preços foi de 0,1% num mês, o que representa a primeira queda registada desde abril de 2020, no auge da crise da pandemia de covid-19.

As vendas a retalho nos Estados Unidos tiveram um ligeiro aumento em abril (+0,1%), mas menos do que o esperado, enquanto a produção industrial se manteve inalterada no mesmo mês, desiludindo as expectativas do mercado.

Do lado do mercado de trabalho, os pedidos semanais de subsídio de desemprego mantiveram-se estáveis em comparação com o período anterior e estiveram em linha com as expectativas dos analistas.

A seguradora norte-americana UnitedHealth caiu a pique (-10,93%), num momento em que foi alvo de uma possível investigação de fraude por parte das autoridades norte-americanas, de acordo com o Wall Street Journal.

Segundo os meios de comunicação social norte-americanos, a investigação iniciada pelo Departamento de Justiça centra-se nas fraudes no programa Medicare Advantage, uma parceria entre planos de saúde e seguradoras privadas para doentes que sofrem de doenças crónicas.

O gigante chinês do comércio eletrónico Alibaba caiu 7,57% depois de ter reportado hoje um aumento moderado da sua receita anual, outro sinal positivo para o setor tecnológico da China, apesar dos crescentes desafios. No entanto, os investidores estão a punir os resultados abaixo das expectativas.

 

DMC // RBF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS