Wall Street mantém tendência de subida com Nasdaq e S&P500 a renovarem recordes
A bolsa nova-iorquina fechou em alta, com recordes do S&P500 e Nasdaq, ainda no seguimento da vitória eleitoral de Donald Trump, mas também do corte da taxa de juro de referência pela Reserva Federal (Fed).
Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice alargado S&P50 valorizou 0,74% e o tecnológico Nasdaq 1,51%, enquanto o seletivo Dow Jones não teve qualquer variação.
“As ações continuam a beneficiar da resiliência da economia e, agora, da esperança de uma política de crescimento, de descida de impostos, tudo coisas que favorecem os lucros das empresas”, comentou Angelo Kourkafas, da Edward Jones.
A vitória de Trump é associada a uma intenção de favorecer o crescimento da economia através de uma política fiscal mais amiga das empresas e uma desregulação voluntarista.
A este clima somou-se hoje a decisão da Fed de descer a sua taxa de juro de referência em um quarto de ponto percentual, para o intervalo entre 4,50% e 4,75%.
Acresce ainda que o presidente da Fed, Jerome Powell, assegurou, em conferência de imprensa, que estavam todas as possibilidades em cima da mesa na próxima reunião, em 17 e 18 de dezembro.
Isto é, “houve a confirmação de que a Fed permanece no caminho do alívio monetário”, destacou Kourkafas.
Este contexto politico-monetário foi antecedido por uma época de divulgação de resultados empresariais globalmente positivos, depois de três quartos das integrantes do S&P500 já terem publicado os seus.
“Não diria que foi uma época excecional, para as expectativas já eram elevadas, mas houve desenvolvimento positivos no consumo e na inteligência artificial, que continua a ser um catalisador”, resumiu Kourkafas.
RN // RBF
By Impala News / Lusa
Siga a Impala no Instagram