Gafes que não deve cometer nos jantares de Natal da empresa
Os momentos mais descontraído que se proporcionam em jantares de Natal podem levar a que se torne o tópico do resto do ano.
Os jantares de natal de empresa são a oportunidade perfeita para serem criados os mexericos do restante ano de trabalho. A desinibição e descontração pode fazer com que se esqueça do local onde se encontra e diga ou faça coisas que não quer.
LEIA DEPOIS
Ganha a lotaria, volta ao trabalho e não cobra nada aos clientes
De acordo com o psicólogo Gabriel Schwartz, especialista de recursos humanos, refere que «como as defesas baixam», são cometidas gafes que se tornam tema de conversa durante uns meses. Eis os cinco «erros» mais cometidos.
Falar demasiado
Num estado embriagado é dificil falar com cuidado e é mais fácil escapar um comentário que não agrada ao seu chefe. Um pesquisa – publicado pelo New York Post – realizada pela empresa de pesquisa de mercados OnePoll, revela que «dois em cada cinco funcionários presenciaram uma cena incómoda. Cada convidado regressa do jantar com uma média de sete fofocas sobre os seus colegas.
Ser demasiado engraçado
O momento proporciona o reforço dos vínculos. Divertir-se e mostrar facetas desconhecidas enriquece a relação. Uns decidem brilhar e ser a alma da festa, enquanto outros precisam de um empurrão para se integrar. «Um pequeno excesso, não é grave. Mas como em qualquer ocasião, os extremos são maus», diz o psicólogo. Se a pessoa decide ser o centro das atenções pode conquistar algumas amizades, mas não se deve esquecer de que a exposição pode trazer consequências imprevistas.
Esquecer-se de que o chefe continua ‘a ser chefe’
Como se deve interagir com o chefe numa ocasião mais descontraída? O mais prudente é não se mostrar muito carinhoso e agir com boas maneiras, que aconselham discrição. «Os chefes – diz o psicólogo – são pessoas, mas continuam a mandar. Ainda que a atitude dependa do vínculo com os empregados, não pode perder de vista que prestarão atenção a qualquer dado que revele sobre os seus colegas».
Pôr um fim às tensões sexuais (com um colega ou superior)
Depois do jantar e após a ingestão de algum álcool, é comum dar rédeas às paixões e tensões sexuais que possam existir entre colegas. Segundo o Detectives Global Risk destaca que 57% dos homens e 63% das mulheres reconhecem ter sido infiéis aos companheiros após um jantar de Natal. Tendo em conta estes dados, talvez queira ter cuidado com o que faz.
Texto: Sílvia Abreu
LEIA MAIS
Previsão do tempo para esta quinta-feira, 19 de dezembro
Siga a Impala no Instagram