Onda de morte de gatos no Reino Unido pode estar ligada a ração. Marca é vendida em Portugal
Gatos no Reino Unido estão a morrer de uma doença misteriosa que os investigadores acreditam estar associada a marcas de alimentos. Três marcas de ração retiraram os seus produtos do mercado britânico. Uma delas tem representante em Portugal.
Cerca de 350 gatos morreram no Reino Unido devido a uma doença rara que pode estar ligada a toxinas encontradas em algumas rações para animais. Já três marcas de ração retiraram os seus produtos do mercado britânico e uma delas tem representante em Portugal: a Applaws. No entanto, o lote afetado não terá chegado ao nosso país.
A Agência de Segurança Alimentar do Reino Unido revela que a Applaws Cat Dry Chicken (frango), Applaws Kitten Dry Chicken, Applaws Cat Dry Chicken & Lamb (frango e cordeiro), Applaws Cat Dry Chicken & Duck (frango e pato), Applaws Cat Dry Ocean Fish (peixe), Applaws Cat Dry Senior Chicken, e a Applaws Cat Dry Chicken & Salmon (frango e salmão) foram retiradas do mercado. Bem como foi recomendado aos tutores dos animais que não lhes dêem as rações descritas nesta lista.
Produtos da Sainsbury, Applaws e AVA foram retirados do mercado
Os produtos estão a ser recolhidos apenas no Reino Unido, pois é nesse país que está à venda o lote afetado: GB218E5009. “O lote em questão não se encontra, nem nunca se encontrou, à venda em Portugal”, indica fonte oficial do distribuidor português da Applaws. Em Portugal, são vendidas rações fabricadas em França. Além dos produtos da Applaws, foram ainda retirados do mercado britânico uma ração dos supermercados Sainsbury e da marca AVA. As marcas são da empresa Fold Hill Foods.
A doença detetada nos gatos foi a panleucopenia, que causa uma diminuição das células sanguíneas nos animais. Os animais com esta doença podem parecer mais cansados que o normal e recusarem comer. Um dos sinais a que deve estar atento é ao sangramento da boca, nariz ou intestinos. Em casos muito graves, as hemorragias excessivas podem levar ao colapso.
Segundo dados do Royal Veterinary College (RVC), avançados pelo “The Guardian”, foram registados pelo menos 528 casos nestes animais nos últimos meses. Destes, 63,5% foram fatais. Porém, o número poderá ser bem maior, uma vez que muitos casos não são relatados aos veterinários e muitos dos especialistas não comunicam os diagnósticos ao RVC.
Foto: UnSplash
VEJA AGORA
Onda de calor. Prepare-se para oito dias de temperaturas tórridas
Portugal estará mais de uma semana com os termómetros a registar temperaturas acima dos 30ºC. O Alentejo vai passar os 40ºC e o Algarve, para além de dias de 37ºC, vai ter noites tropicais (… continue a ler aqui)
Siga a Impala no Instagram