Avenida da Liberdade em Lisboa de todas as cores na primeira Marxa Cabral em Portugal

Centenas de pessoas, de várias raças, género e idades, começaram hoje a descer a Avenida da Liberdade, em Lisboa, na primeira Marxa Cabral em Portugal organizada pelo Movimento Negro.

Avenida da Liberdade em Lisboa de todas as cores na primeira Marxa Cabral em Portugal

“Amílcar Cabral, unidade e luta. Contra o racismo e a xenofobia”, foram as palavras com que a Marxa (marcha, em crioulo) Cabral arrancou da Praça do Marquês de Pombal animada por batucadeiras, fortes sons de tambores, muitos gritos e vivas a Cabral, o líder africano e anticolonialista que faria este ano 100 anos de idade.

Com uma hora de atraso, os manifestantes avançaram devagar às 16:00 apoiados por um mar de bandeiras onde o rosto de Amílcar Cabral era assinalado. As frases que o marcaram são visíveis, bem como bandeiras dos países que ajudou a libertar do colonialismo: Cabo Verde e Guiné-Bissau.

Esta marcha realiza-se no Dia Internacional da Paz e vai percorrer a Avenida da Liberdade, culminando no Rossio (Largo de São Domingos), onde será lida uma declaração segundo a qual setembro será, a partir de hoje, o mês das Marxas Cabral em Portugal.

SMM // SSS

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS