Rokia Traoré transferida de Itália para prisão belga
Rokia Traoré, cujo processo criminal está a ser julgado pela Justiça belga, foi transferida nesta sexta-feira de Itália para a prisão de Haren, perto de Bruxelas, informou o Ministério Público local.
Rokia Traoré “chegou à Bélgica e foi detida na prisão de Haren”, declarou uma porta-voz do Ministério Público, sem dar mais pormenores. Rokia Traoré, 50 anos, foi condenada, num processo que envolve uma criança, em 2023, pelo tribunal de Bruxelas.
Desde 2019, está envolvida numa disputa com o dramaturgo belga Jan Goossens sobre a custódia da criança nascida em 2015, uma menina cujo pai diz não ver há cinco anos e meio.
Ao abrigo de um mandado de captura europeu, Rokia Traoré foi detida em junho no aeroporto de Fiumicino, em Roma, onde tinha acabado de aterrar para dar um concerto em Itália.
De acordo com o seu advogado belga Vincent Lurquin, logo que chegou, a cantora deveria notificar os tribunais belgas da sua oposição à condenação à revelia em 2023, para que pudesse ser novamente julgada na sua presença. Nesse caso, “permanecerá detida durante este segundo processo”, sublinhou a porta-voz do Ministério Público.
Esta nova audiência poderá ter lugar já em dezembro. Contactado pela AFP, Lurquin disse que queria “chegar a um acordo no interesse da criança” com a parte contrária, a fim de evitar uma nova sentença para Traoré.
Desde a sua detenção em Itália, Rokia Traoré tem-se oposto à sua entrega à Bélgica, mas já esgotou todos os recursos perante os tribunais italianos. O último recurso foi rejeitado em 20 de novembro.
Siga a Impala no Instagram