Costa disponibiliza a Zelensky rede diplomática em África e América Latina

O primeiro-ministro disponibilizou, em Bruxelas, ao Presidente ucraniano a rede diplomática portuguesa, nomeadamente em África e na América Latina, para apoio logístico a ações diplomáticas de Kiev, segundo fonte oficial.

Costa disponibiliza a Zelensky rede diplomática em África e América Latina

Além de disponibilizar a rede de embaixadas e consulados para dar apoio logístico a ações diplomática que a Ucrânia queira desenvolver, António Costa garantiu ainda a Volodymyr Zelensky o contributo português em três temas: segurança alimentar, segurança energética e combate ao ecocídio, isto é, a destruição dos recursos naturais, e manifestou-se disponível para participar na fórmula de paz desenhada por Kiev.

Para ler depois
União Europeia deixa promessa a Zelensky
Os mais altos responsáveis europeus garantiram ao Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que a União Europeia manterá a pressão sobre o Kremlin a nível de sanções, assegurando que o próximo pacote abrangerá “os propagandistas de Putin”. (… continue a ler aqui)

António Costa ofereceu prenda de artista português

No encontro com Zelensky, na quarta ronda de encontros multilaterais à margem da reunião do Conselho Europeu, o primeiro-ministro português considerou, segundo a mesma fonte, “fundamental evitar efeitos colaterais indesejados das sanções, como na segurança alimentar”. No que respeita ao alargamento da União Europeia à Ucrânia, António Costa disse que Lisboa está “disponível para continuar a apoiar”, salientando que o trabalho de casa não está só do lado de Kiev, a UE tem também de se preparar “a nível institucional e orçamental”. Portugal confirmou ainda o apoio militar à Ucrânia.

A mesma fonte adiantou que António Costa ofereceu a Volodymyr Zelensky uma fotografia de um mural em Kiev da autoria do artista português Alexandre Farto, conhecido como Vhils, de Serhiy Nigoyan, o primeiro ativista morto durante a onda de protestos verificada na Ucrânia, em 2014, a reclamar a integração europeia. Zelensky esteve hoje em Bruxelas no âmbito de um périplo europeu que incluiu passagens na quarta-feira por Londres e Paris, tendo discursado numa sessão extraordinária do Parlamento Europeu e participado numa reunião, também extraordinária, do Conselho Europeu.

Impala Instagram


RELACIONADOS