Defesa alemã planeia aquisição de mais de cem tanques Leopard até 2030
O Ministério da Defesa alemão planeia adquirir 105 Leopard 2A8 adicionais para a sua frota de tanques de guerra até 2030, envolvendo uma despesa de quase três mil milhões de euros, noticiou hoje a revista Der Spiegel.
Segundo o ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, estes tanques servirão para garantir o abastecimento da brigada que Berlim pretende estacionar na Lituânia, segundo o Der Spiegel, que cita um relatório confidencial apresentado à comissão de orçamento da câmara baixa do parlamento.
A brigada, indicam os documentos a que a revista teve acesso, pretende ser “um dos primeiros elementos de defesa avançada da NATO” na Europa de Leste.
A operação de compra, a ser concretizada, custaria ao Estado alemão 2,930 mil milhões de euros, segundo cálculos da revista.
A NATO mantém oito grupos de combate noutros tantos países da Europa de Leste que são membros da Aliança Atlântica.
A Alemanha lidera a que está estacionada na Lituânia, onde também se encontra um destacamento de fuzileiros da Marinha portuguesa e outro de caças F-16 da Força Aérea, e também participa na que está estacionada na Eslováquia.
Ao adquirir estes equipamentos à empresa KNDS, fabricante de tanques Leopard, o Exército alemão aumentaria em um terço a sua frota destes tanques de batalha, cujo número atual ascende a 310, segundo a revista Der Spiegel.
Os planos do executivo alemão liderado pelo chanceler Olaf Scholz estão dependentes das negociações com os restantes partidos da coligação governamental para o orçamento do Estado para 2025.
HB // SCA
By Impala News / Lusa
Siga a Impala no Instagram