EUA preveem 19,5 milhões de euros de investimentos para água em Moçambique

Os Estados Unidos da América (EUA) anunciaram hoje que preveem mobilizar 21 milhões de dólares (19,5 milhões de euros) de investimento privado para os setores da água e saneamento em Moçambique

EUA preveem 19,5 milhões de euros de investimentos para água em Moçambique

De acordo com informação da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID, na sigla em inglês), responsável por distribuir a ajuda externa do Governo norte-americano, Moçambique integra o programa quinquenal de País de Alta Prioridade, lançado na segunda-feira como parte da Estratégia Global para a Água.

“Os investimentos da USAID no setor de água e saneamento em Moçambique proporcionarão acesso a serviços de água e saneamento básico a pelo menos 325.000 pessoas e a 90 escolas e hospitais. É importante ressaltar que os investimentos da USAID fortalecerão as instituições moçambicanas no acesso a água e saneamento”, refere aquela agência.

Este programa governamental foi lançado durante a visita que a administradora-adjunta da USAID, Isobel Coleman, está a realizar a Moçambique e que termina hoje.

“Em última análise, os investimentos da USAID visam mobilizar financiamento adicional do setor privado de até 21 milhões de dólares para os setores da água, saneamento e higiene”, acrescenta a agência.

A USAID sublinha igualmente que as necessidades de segurança no acesso a água, saneamento e higiene em Moçambique “são significativas” e que só em 2022 estimou-se que apenas 63% dos moçambicanos tinham acesso a serviços básicos de água.

“O setor do saneamento é ainda mais desafiador, apenas 38% da população tinha acesso a instalações de saneamento básico. Nos próximos cinco anos, a USAID trabalhará com o Governo de Moçambique para expandir o acesso a serviços e produtos de água e saneamento, e fortalecer a capacidade institucional nacional e local para gerir os recursos hídricos de uma forma resiliente e sustentável”, acrescenta a informação da agência norte-americana.

A USAID defende igualmente que esta estratégia “assinala uma nova era de colaboração e progresso” e que o apoio à água, ao saneamento e à higiene é a componente crítica da assistência “mais ampla do governo dos EUA em Moçambique”.

“O Governo dos EUA fornece mais de 812 milhões de dólares [750,3 milhões de euros] em assistência anual para melhorar a qualidade dos cuidados de saúde e da educação em Moçambique e para promover a prosperidade e estabilidade económica”, conclui.

PVJ // VQ

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS