Iniciativa Liberal acusa PSD e PS de “ataque à democracia” por rejeitarem debates
O presidente da Iniciativa Liberal, Rui Rocha, acusou hoje PSD e PS de infligirem “um ataque à democracia” por estarem a “tentar impedir” a realização de debates sobre as eleições europeias com todos os partidos.
“Soubemos ontem [sexta-feira] que o PSD e o PS estão a tentar impedir que se façam debates para as eleições europeias com a participação de todos os partidos. Eu diria que é um ataque à democracia”, criticou.
Rui Rocha, que falava aos jornalistas à margem de uma visita à feira agropecuária Ovibeja, disse que os dois partidos “não querem que os portugueses tenham o conhecimento necessário” sobre os candidatos e as propostas das restantes forças políticas.
“Ninguém acredita que não se fazem os debates porque isso prejudica a campanha de rua”, salientou, contrapondo que “os debates são muito importantes, chegam a muitas centenas de milhares de pessoas e esclarecem os portugueses”.
Para o dirigente liberal, tanto o PS como o PSD, ao rejeitarem o modelo de debates proposto pelos canais de televisão, estão “a tentar esconder os candidatos das outras forças políticas”.
Já o Chega “certamente reclamará sobre esta questão, mas tem interesse em que o seu candidato fique escondido, porque tem simpatia pelo regime de Putin e pelo regime da Rússia”, acrescentou.
O semanário Expresso noticiou na sua página de Internet que PS e a Aliança Democrática (AD) rejeitaram o modelo de debates proposto pela RTP, SIC e TVI sobre as eleições europeias, inviabilizando 28 frente-a-frente entre os cabeças de lista dos partidos com assento parlamentar.
Segundo o Expresso, os dois partidos mostraram-se disponíveis para discutir uma solução alternativa.
SM // ZO
By Impala News / Lusa
Siga a Impala no Instagram