Líder birmanesa Aung San Suu Kyi visita pela primeira vez zona do conflito
A líder de facto birmanesa, Aung San Suu Kyi, chegou hoje ao oeste do país para uma visita surpresa à região, onde o conflito levou mais de 600 mil rohingya a fugirem para o Bangladesh.
A líder de facto da Birmânia, Aung San Suu Kyi, chegou hoje ao oeste do país para uma visita surpresa àquela região, epicentro do conflito que já levou mais de 600 mil rohingya a fugirem para o Bangladesh.
“A conselheira de Estado [título oficial de Suu Kyi] encontra-se atualmente em Sittwe e irá a Maungdaw e a Buthidaung”, no estado de Rakhine, no oeste da Birmânia, declarou o porta-voz do governo Zaw Htay à agência de notícias francesa AFP.
Trata-se da primeira visita de Suu Kyi ao estado de Rakhine, desde que a crise dos rohingya estalou, em 25 de agosto, após um ataque de um grupo rebelde daquela minoria muçulmana contra instalações policiais e militares que foi seguido de uma vasta ofensiva militar.
Desde então, mais de 600 mil rohingya chegaram ao Bangladesh em fuga da violência na Birmânia
O governo birmanês assegura que a violência foi desencadeada por “terroristas rohingya”, mas o Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos classificou a operação militar como “limpeza étnica”.
Clique para ler mais notícias em destaque
Siga a Impala no Instagram