Líder da Comunidade Israelita de Lisboa eleito para Congresso Judaico Mundial

O presidente da Comunidade Israelita de Lisboa (CIL) tornou-se no primeiro português eleito para o Comité Executivo do Congresso Judaico Mundial, anunciou hoje a organização.

Líder da Comunidade Israelita de Lisboa eleito para Congresso Judaico Mundial

“Este cargo honra, sobretudo, a Comunidade Israelita de Lisboa e é a confirmação do trabalho extraordinário da direção a que tenho o privilégio de presidir”, afirmou David Botelho, numa nota enviada à Lusa.

Para o dirigente, a comunidade lisboeta “tem sido exemplar na sua forma de relacionamento com os poderes públicos e a sociedade civil, num espírito permanente e construtivo de diálogo e de abertura”, num contexto em que o “mundo atravessa uma situação de ressurgimento do antissemitismo, que é muito preocupante” e que “exige um combate determinado”.

A escolha dos novos órgãos sociais desta que é a maior e mais representativa organização judaica a nível mundial resultou da Assembleia Plenária que decorreu esta semana em Jerusalém e que juntou delegados de todo o mundo.

O objetivo da organização mundial é “agregar comunidades judaicas, promover a sua unidade e representar os interesses do povo judeu e garantir a continuidade e o desenvolvimento da sua herança religiosa, espiritual, cultural e social”.

Para David Botelho, a sua eleição deve-se também ao facto de ser português: “Portugal, que tem uma democracia humanista e plural, na qual existe liberdade religiosa, reforça, assim, a sua capacidade de aprofundar e reforçar relações com as comunidades judaicas a nível global”.

PJA // ZO

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS