Mais de 20 milhões de pessoas sofrem fome severa na África Austral

Mais de 20 milhões de pessoas sofrem fome severa na África Austral

Mais de 20 milhões de pessoas enfrentam uma situação de fome severa em Moçambique, Angola, Madagáscar, Malaui, Zimbabué, Zâmbia, Namíbia, Essuatíni, Tanzânia, Lesoto e Botsuana, alertaram hoje as Nações Unidas.

“As Nações Unidas e os nossos parceiros lançaram apelos para ajuda a quatro países afetados pelo El Niño – incluindo Moçambique, Malaui, Zâmbia e Zimbabué – com o objetivo de poder ajudar 14,5 milhões de pessoas”, recorda a organização.

De acordo com o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), a África Austral a sofrer grave insegurança alimentar devido a uma seca induzida pelo fenómeno meteorológico El Niño.

A OCHA refere ainda, em comunicado, que mais de 1,1 milhões de crianças com menos de cinco anos estão a sofrer de desnutrição aguda grave em 12 países.

Esta situação ocorre numa altura em que várias partes da região sul-africana foram afetadas pelo pior período de seca dos últimos 100 anos.

Este ano, o Fundo Central de Resposta de Emergência das Nações Unidas (CERF) atribuiu 29,4 milhões de dólares (cerca de 26,6 milhões de euros) para a resposta à seca na África Austral, que inclui uma atuação em Angola, Madagáscar, Zimbabué, Malaui, Zâmbia e, mais recentemente, Namíbia.

 

NYC // ANP

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS