Orientações para reabertura das creches devem chegar esta semana

As orientações conjuntas da tutela e da Direção-Geral da Saúde para a reabertura de creches estão ainda a ser trabalhadas, mas devem chegar aos equipamentos sociais ainda esta semana.

Orientações para reabertura das creches devem chegar esta semana

«Estamos neste momento com a Direção-Geral da Saúde (DGS) a trabalhar no sentido da disponibilização das orientações. Já temos uma base de orientações que vão ser disponibilizadas ainda esta semana por todas as creches, no fundo com regras de segurança, regras sobre as medidas que devem ser implementadas para que esta reabertura seja feita da forma mais segura, mais tranquila”, disse a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

LEIA DEPOIS
Saiba qual o sintoma da covid-19 que intriga médicos e passa despercebido aos doentes

A ministra visitou esta segunda-feira a creche do Centro de Promoção Social Alta de Lisboa, no Lumiar, em Lisboa, onde hoje 24 funcionárias foram testadas para despiste de covid-19, uma medida para preparar a reabertura do espaço a 18 de maio que, segundo a diretora Maria Serra, deve voltar a receber 32 crianças das mais de 100 que habitualmente frequentam o equipamento da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

O Governo definiu um período de transição para a abertura das creches, entre 18 de maio e 1 de junho, para que as famílias possam deixar as crianças apenas quando “ganharem confiança” sem perderem o apoio atribuído às famílias. Cerca de 29 mil trabalhadores de mais de 2000 creches vão ser testados ao coronavírus que causa a doença covid-19, num programa nacional de rastreio.

Apoio aos pais

 

Ana Mendes Godinho reafirmou a manutenção dos apoios aos pais com crianças em idade de frequência de creches até final de maio, para que durante 15 dias possam testar o regresso e ganhar confiança na permanência das crianças nestes espaços.

Já para todos os restantes apoios para pais com crianças em idade escolar, a ministra da tutela disse que estes se mantêm enquanto permanecerem encerradas as atividades letivas presenciais e enquanto não houver uma alternativa a ficar em casa com as crianças.

LEIA MAIS
Está a usar a máscara de forma correta? São estas as recomendações da DGS
Patrões têm de pagar a trabalhadores domésticos dispensados por receio de contágio

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2 – Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR ou ASSINAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

Impala Instagram


RELACIONADOS