Presidente francês recebeu Joe Biden no Arco do Triunfo no iníco de visita de Estado

O Presidente francês, Emmanuel Macron, acompanhado pela sua esposa Brigitte, recebeu hoje Joe Biden e a sua esposa Jill no Arco do Triunfo, em Paris, no início da visita de Estado do Presidente dos Estados Unidos.

Presidente francês recebeu Joe Biden no Arco do Triunfo no iníco de visita de Estado

Os dois presidentes irão depositar uma coroa de flores e reacender a chama do Soldado Desconhecido, antes de descerem os Campos Elísios ladeados pela Guarda Republicana.

Joe Biden, que se encontra em França desde quarta-feira, participou na quinta e na sexta-feira nas cerimónias que assinalaram o 80.º aniversário do desembarque dos Aliados na Normandia, em 06 de junho de 1944, considerado um momento decisivo para o curso da II Guerra Mundial na Europa e para a vitória dos aliados contra o regime alemão nazi.

A pompa e a circunstância desta visita deveriam demonstrar a solidez renovada da amizade franco-americana, três anos após as tensões criadas pelo caso do submarino australiano. Na altura, os Estados Unidos arrebataram um importante contrato a Camberra.

Joe Biden e Emmanuel Macron deverão continuar o seu dia com um almoço de trabalho e depois fazer declarações à imprensa. O jantar de Estado está marcado para a noite no Palácio do Eliseu.

“Numa altura em que a guerra regressou ao continente, os dois presidentes discutirão o apoio inabalável e a longo prazo a ser dado à Ucrânia”, disse a Presidência francesa.

Joe Biden e Emmanuel Macron encontraram-se na sexta-feira com o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, que também esteve em França para as comemorações do Dia D.

“Esta coordenação estreita sobre as crises internacionais destina-se a preparar as próximas reuniões internacionais, nomeadamente a cimeira do G7 em Itália, em junho, e a cimeira da NATO em Washington, em julho”, afirmou o Eliseu, acrescentando que também serão discutidas questões bilaterais.

SMM // ZO

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS