Projeções no Uruguai apontam para segunda volta nas eleições presidenciais

O candidato de esquerda, Yamandú Orsi, apontado como favorito, vai defrontar na segunda volta das eleições presidenciais do Uruguai, o candidato do partido conservador no poder, Álvaro Delgado, indicam projeções das televisões

Projeções no Uruguai apontam para segunda volta nas eleições presidenciais

Yamandú Orsi, apoiado pelo movimento Frente Ampla, terá obtido entre 43,2% e 44% dos votos, apontam dados dos institutos Equipos Consultores e Cifra, citados pelas televisões Canal 10 e Canal 12, respetivamente.

Com pouco mais de 40% dos boletins já contados, Álvaro Delgado, do Partido Nacional, terá conseguido entre 28% e 27% dos votos.

Orsi recebeu o apoio do ex-presidente José Mujica (2010-2015) e Delgado está a ser apoiado pelo atual Presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou.

O candidato presidencial do Partido Colorado (centrista), Andrés Ojeda, que ficou em terceiro lugar, anunciou que vai apoiar Delgado na segunda volta, que se realiza a 24 de novembro.

Cerca de 2,7 milhões de uruguaios foram às urnas no domingo para eleições gerais, nas quais escolheram também deputados e senadores para o período de 2025 a 2030, além de votar em dois referendos.

Os uruguaios rejeitaram tanto a reforma do regime de segurança social, que ia reduzir a idade mínima de reforma dos 65 para os 60 anos e proibir os planos de pensões privados, como uma alteração legislativa para permitir a realização de rusgas noturnas.

VQ (CSR) // EJ

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS