Putin concedeu asilo ao ex-presidente sírio al-Assad e família
A presidência russa (Kremlin) confirmou hoje que o Presidente Vladimir Putin concedeu asilo na Rússia ao ex-presidente sírio Bashar al-Assad e família.
“É claro que essas decisões não podem ser tomadas sem o chefe de Estado. A decisão é dele”, Bashar al-Assad, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, citado pela agência oficial TASS.
Ofensiva rebelde põe fim a regime de Bashar al-Assad
Uma ofensiva rebelde pôs fim ao regime de al-Assad no fim de semana. As agências russas já tinham noticiado que o ex-líder sírio e a família tinham fugido de Damasco para Moscovo, mas ainda não tinha havido uma confirmação oficial do Kremlin.
Num momento simbólico para um país governado pelo clã Assad durante cinco décadas, na capital, Damasco, dezenas de sírios derrubaram e pisaram uma estátua de Hafez, relata a agência AFP.
Hafez foi o líder da Síria de 1971 até à sua morte, em 2000, quando foi sucedido pelo seu filho, Bashar, acusado de reprimir de forma sangrenta uma revolta pacífica que começou em 2011, na sequência das revoluções árabes.
O Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH) também anunciou hoje que residentes destruíram uma estátua de Hafez al-Assad em Tartous e outra em Latakia, durante as celebrações que marcaram a queda do poder em várias cidades da Síria.
Siga a Impala no Instagram