Regime talibã do Afeganistão anuncia troca de prisioneiros com Estados Unidos

O regime talibã do Afeganistão anunciou a libertação pelos Estados Unidos de um detido afegão em troca de prisioneiros norte-americanos, após “longas discussões” facilitadas pelo Qatar

Regime talibã do Afeganistão anuncia troca de prisioneiros com Estados Unidos

“Um ‘combatente’ afegão, Khan Mohammed, detido na América, foi libertado em troca de cidadãos norte-americanos e enviado de volta para o país”, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros talibã.

Numa mensagem publicada na rede social X, o ministério disse que o afegão estava a cumprir pena perpétua na Califórnia (sudoeste) depois de ter sido detido “há quase duas décadas” em Nangarhar, no leste do Afeganistão.

O ministério disse que, em troca, libertou dois cidadãos norte-americanos, cuja identidade não revelou.

A troca de detidos não foi até ao momento confirmada por Washington.

O anúncio aconteceu um dia depois da tomada de posse do novo Presidente dos Estados Unidos Donald Trump. Quando o republicano foi reeleito, em novembro, o regime talibã disse esperar abrir um “novo capítulo” nas relações bilaterais.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros talibã relatou hoje “longas discussões” que levaram à troca de detidos, saudando-a como “um bom exemplo de resolução de um problema através do diálogo, especialmente com a ajuda do Qatar, um país irmão que desempenhou um papel eficiente”.

“Estas medidas dos Estados Unidos são positivas e ajudam a normalizar e a desenvolver as relações entre os dois países”, afirmou o ministério.

Nenhum país do mundo reconheceu até ao momento o regime talibã do Afeganistão.

Em fevereiro de 2020, os Estados Unidos, então presididos por Donald Trump, assinaram o acordo de Doha, no Qatar, que abriu caminho à retirada das tropas norte-americanas do Afeganistão, após 20 anos de presença.

No ano seguinte, os talibãs tomaram o país após derrotar as forças da República Islâmica, apoiada e reconhecida pela comunidade internacional.

VQ // VQ

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS