Remuneração bruta mensal média sobe 2,9% em termos reais no 1.º trimestre

A remuneração bruta total mensal média por trabalhador (por posto de trabalho) aumentou 5,3%, para 1.525 euros, no primeiro trimestre face ao período homólogo, mas em termos reais a subida foi de 2,9%, divulgou hoje o INE.

Remuneração bruta mensal média sobe 2,9% em termos reais no 1.º trimestre

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), em março, a remuneração bruta regular mensal média – que exclui componentes salariais como os subsídios de férias e de Natal, pelo que tem um comportamento menos sazonal – foi de 1.356 euros, registando um aumento homólogo nominal de 5,4% e real (tendo em conta a inflação) de 3,1%.

A remuneração bruta base mensal média por trabalhador situou-se em 1.270 euros e registou um acréscimo nominal de 5,1% e real de 2,8%. Estes resultados abrangem 4,7 milhões de postos de trabalho, correspondentes a beneficiários da Segurança Social e a subscritores da Caixa Geral de Aposentações, mais 2,3% do que no mesmo período de 2024.

Aumento real da remuneração também confirmado pela OCDE

Também a OCDE confirma o aumento da remuneração real das famílias portuguesas, após o impulso das medidas do governo da AD, “principalmente pela remuneração dos trabalhadores e por uma diminuição dos impostos pagos”, contrariando, por isso, as afirmações de Pedro Nuno Santos durante os debates e a campanha eleitoral para as eleições de domingo, 18 de maio.

O rendimento real ‘per capita’ das famílias portuguesas foi, de resto, o que mais aumentou em 2024 entre os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), ao subir 6,7% face a 2023. Segundo os dados divulgados na terça-feira pela OCDE, no ano passado todos os países da organização para os quais havia dados disponíveis – exceto a Finlândia e a Austrália – registaram um crescimento do rendimento real ‘per capita’, destacando-se Portugal com o maior aumento, de 6,7%, “impulsionado principalmente pela remuneração dos trabalhadores e por uma diminuição dos impostos pagos”.

Impala Instagram


RELACIONADOS