Taiwan afirma ter detectado dois balões chineses perto do seu território

Taipé já tinha anunciado que um balão atravessou a linha mediana do Estreito de Taiwan, que separa a ilha da China continental, no dia 08 de dezembro

Taiwan afirma ter detectado dois balões chineses perto do seu território

Pequim, 18 dez 2023 (Lusa) — O ministério da Defesa de Taiwan afirmou hoje que dois balões chineses atravessaram a linha mediana do Estreito de Taiwan, que separa a ilha da China continental, o segundo incidente do género registado este mês.

Os balões chineses tornaram-se uma questão politicamente sensível desde fevereiro passado, quando os Estados Unidos abateram o que descreveram como um balão espião depois de este ter sobrevoado o seu território.

Pequim afirmou que se tratava de um balão meteorológico que se desviou da sua trajetória.

Nos últimos anos, a China intensificou a sua pressão militar e política sobre Taiwan, que reivindica como parte do seu território, mas os avistamentos de balões são relativamente raros.

Os dois avistamentos anunciados hoje foram feitos às 09:03 (01:03, em Lisboa) e às 14:43 de domingo, a cerca de 204 quilómetros a noroeste de Keelung, uma cidade portuária a cerca de 20 quilómetros a norte de Taipé, depois de atravessarem o Estreito, informou o ministério da Defesa de Taiwan.

“Os balões dirigiram-se para leste e desapareceram às 09:36 e 16:35, respetivamente”, acrescentou em comunicado.

Um porta-voz do ministério da Defesa disse que as primeiras indicações são de que se tratavam de balões meteorológicos.

Taipé já tinha anunciado que um balão atravessou a linha mediana do Estreito de Taiwan no dia 08 de dezembro.

O ministro da Defesa, Chiu Kuo-cheng, afirmou na altura que poderia tratar-se de um balão de vigilância ou de um balão meteorológico que se deslocou em direção à ilha autónoma sob a influência dos ventos e que poderia ser utilizado para investigação e obtenção de dados meteorológicos.

Taiwan está em alerta máximo nas vésperas das eleições presidenciais de janeiro, com Taipé e Washington a avisarem Pequim para não interferir na votação.

Pequim, que não desistiu de reunificar a ilha pela força, tem vindo a exercer forte pressão militar e económica sobre Taiwan desde que Tsai Ing-wen, de um partido tradicionalmente favorável à independência, chegou ao poder em 2016.

 

JPI // VQ

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS