Três mortos em confrontos nas eleições presidenciais no Quénia

Três pessoas morreram no Quénia e pelo menos 20 ficaram feridas em confrontos no dia das eleições presidenciais, segundo fontes hospitalares e policiais.

Três mortos em confrontos nas eleições presidenciais no Quénia

Três pessoas morreram hoje no Quénia e pelo menos 20 ficaram feridas em confrontos no dia das eleições presidenciais, segundo fontes hospitalares e policiais.

De acordo com o diretor de um hospital, Dickens Osimba, um jovem rapaz não resistiu aos ferimentos provocados por uma bala no bairro de lata de Mathare, na capital do Quénia, e um outro homem morreu baleado em confrontos com a polícia, em Homa Bay, segundo uma declaração policial.

Um outro homem, membro da oposição, morreu também em confrontos policiais em Kisumu, uma das cidades do Quénia que é bastião da oposição. Pelo menos 20 pessoas ficaram feridas nos confrontos no oeste do país (em Kisumu e Homa Bay), entre os quais 10 foram atingidos por balas – alguns dos quais estão em estado grave – e dois por balas de borracha.

A polícia anunciou por seu lado que um polícia ficou gravemente ferido após ser atingido na cara por uma pedra durante confrontos com a multidão em Oyugis (oeste).

Várias localidades do país registaram hoje confrontos entre as forças da segurança e apoiantes da oposição, que ergueram barricadas e tentaram bloquear o acesso às assembleias de voto para as eleições presidenciais.

No bairro de lata de Kibera, em Nairobi, a polícia lançou gás lacrimogéneo e tiros para o ar para dispersar os manifestantes que tentavam impedir o acesso a várias assembleias de voto.

Situações semelhantes tiveram lugar noutro bairro de lata da capital queniana, em Mathare, assim como em Kisumu e Migori, cidades do oeste que são bastiões do líder da oposição Raila Odinga, que apelou ao boicote da votação.

Raila Odinga, que lidera uma coligação de partidos e movimentos da oposição, boicotou a repetição da votação presidencial face à ausência de reformas na Comissão Eleitoral, que responsabiliza pelas irregularidades nas presidenciais de 08 de agosto, anuladas pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ) queniano a 01 de setembro.

Cerca de 19,6 milhões de quenianos são chamados a votar hoje, mas segundo a agência France-Presse a adesão tem sido reduzida, em contraste com a agitação das eleições de 08 de agosto, posteriormente anuladas pela justiça por “irregularidades”.

Outros artigos em destaque

Última Hora: Surto de varicela ataca aeroporto de Lisboa
Última Hora | Morreu português num acidente em França [vídeo]
Morreu português num acidente em França [vídeo]
Menino de quatro anos queimado vivo pela mãe
Menino de quatro anos queimado vivo pela mãe
Tony Carreira apadrinha casamento do melhor amigo
Tony Carreira apadrinha casamento do melhor amigo (galeria de fotos)
Cristiano Ronaldo revela data de nascimento da filha!
Posições que vão melhorar a sua vida sexual

Impala Instagram


RELACIONADOS