Zelensky apela à criação de “exército europeu”
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, apelou hoje em Munique à criação de um “exército europeu” como próximo passo na defesa do seu país contra a invasão russa e na proteção dos países do “Velho Continente”, contra as ameaças externas.
![Zelensky apela à criação de](https://bo.impala.pt/wp-content/uploads/fly-images/1478826/44415824-9999x9999-lt.jpg)
“Acredito sinceramente que chegou o momento de criar as Forças Armadas da Europa”, afirmou Zelensky no seu discurso no segundo dia da Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha.
Segundo Zelensky dar esse passo “não é mais difícil” do que aquilo que têm feito os ucranianos para enfrentar a Rússia.
“Não se trata apenas de aumentar as despesas com a defesa. O dinheiro é necessário, mas o dinheiro por si só não impede um ataque inimigo”, disse o Presidente ucraniano, insistindo que “não se trata de orçamentos”, mas da “defesa do país”.
E prosseguiu: “eu acredito na Europa. E vós deveis acreditar. E peço-vos que ajam, por vós próprios, pela Europa, pelos povos da Europa, pelas vossas nações, pelas vossas casas, pelos vossos filhos e pelo nosso futuro comum. Para isso, a Europa tem de se tornar autossuficiente, uma força comum unida, ucraniana e europeia”, reiterou, antes de salientar que a nova administração Trump abriu um período de incerteza na frente anti-russa.
“Se não o fizermos, quem é que os pode parar? Sejamos francos: hoje não podemos excluir a possibilidade de os Estados Unidos dizerem ‘não’ à Europa em questões que a ameaçam”, disse.
JFO // EA
By Impala News / Lusa
Siga a Impala no Instagram