Quantas pessoas têm acesso aos documentos top secret dos EUA?

Os documentos top secret norte-americanos deveriam ser acedidos por um número restrito de indivíduos que trabalham para o Pentágono, mas a realidade é bem diferente.

Quantas pessoas têm acesso aos documentos top secret dos EUA?

A recente divulgação de documentos secretos Pentágono destacou a vulnerabilidade do sistema que concede acesso a informações confidenciais do governo dos Estados Unidos da América. O descendente de portugueses Jack Teixeira, de 21 anos, é apenas um dos muitos indivíduos com acesso aos segredos norte-americanos. Na verdade, existem 1,25 milhões funcionários do Estado ou que trabalham com o Estado têm acesso a documentos top secret dos EUA.

Para ler depois
Portugal entre os países da OCDE com menos habitação social
Portugal é dos países europeus da OCDE com menos habitação social. Na Holanda, praticamente 1 em cada três casas são de arrendamento acessível (… continue a ler aqui)

Após a suspeita inicial de poder tratar-se de uma operação de inteligência de um ator estatal, o FBI acabou por deter Teixeira – da ala de inteligência da Guarda Aérea Nacional de Massachusetts. Acredita-se que o suspeito tenha querido impressionar outros membros de um grupo de jogo online. Como pode ver-se no gráfico abaixo, o governo federal concede autorização de segurança ultrassecreta a um grande número de funcionários e contratados do governo: 1,25 milhões, de acordo com os últimos números disponíveis publicamente.

Biden reage à fuga de informação top secret

Na quinta-feira, na Irlanda, o presidente Biden falou publicamente pela primeira vez sobre a fuga e a divulgação de documentos, prometendo uma investigação “completa” sobre o assunto e que, apesar da natureza potencialmente prejudicial da divulgação, nada do que lá consta será “contemporâneo, o que, de certa forma, diminui a relevância” dos documentos vindos a público.

Infographic: 1.25 Million Have 'Top Secret' Access in the U.S. | Statista

Statista

Junte-se a nós no Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS