Cães são capazes de detetar cancro no pulmão
Estudo norte-americano concluiu que os cães são capazes de detetar cancro no pulmão. Investigadores realizaram experiência com quatro cães da raça beagle.
![Cães são capazes de detetar cancro no pulmão](https://bo.impala.pt/wp-content/uploads/fly-images/76864/pet-1933138_1920-9999x9999-lt.jpg)
Os cães são capazes de detetar presença de cancro no pulmão em sangue humano. A conclusão é de um estudo norte-americano depois de investigadores terem realizado experiência com quatro cães da raça beagle. Na investigação, foi possível concluir que esta raça de cães conseguiu detetar, com 97% de precisão, tumores em amostras de sangue.
As conclusões do estudo mostram que os cães têm recetores olfativos 10 mil vezes mais precisos que os humanos. Facto que os torna altamente sensíveis a odores que nós não conseguimos identificar.
A principal investigadora da empresa BioScentDx, Heather Junqueira, explica que «apesar de, atualmente, não existir cura para o cancro, a deteção precoce oferece mais esperanças de sobrevivência». Heather sublinha ainda que «um teste altamente sensível para detetar o cancro poderia salvar milhares de vidas e mudar a forma como a doença é tratada».
No estudo, apresentado da Sociedade Americana de Bioquímica e Biologia Molecolar, os cientistas treinaram quatro cães de raça beagle a detetarem a presença de cancro no pulmão em amostras de sangue. Três dos quatro animais conseguiram identificar corretamente as amostras, o que deu uma percentagem de 97% de exatidão.
Futuramente, a empresa quer usar o mesmo método para desenvolver uma forma não evasiva de rastreiro de cancro e outras doenças.
LEIA MAIS
Professores em greve a todas as atividades nas escolas nas férias da Páscoa
Previsão do tempo para sexta-feira, 12 de abril
Siga a Impala no Instagram