Saiba como funciona o cérebro das crianças bilingues

O cérebro das crianças bilingues pode apresentar diferenças em relação das que falam apenas um idioma. As que aprendem mais do que uma língua ganham mais capacidades de neuroplasticidade a que o cérebro está sujeito.

Saiba como funciona o cérebro das crianças bilingues

Vários estudos demonstram que crianças bilingues tendem a ter “maior atividade cerebral em áreas relacionadas com a linguagem”, como o córtex frontal e o parietal, sendo que os estudiosos acreditam que “pode estar relacionado com a necessidade de administrar dois sistemas linguísticos e alternar entre eles, principalmente para aquelas que vivem, por exemplo, num casal multicultural”, explica o neurocientista Fabiano de Abreu Rodrigues.

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As crianças bilingues “são expostas a dois conjuntos de regras linguísticas e devem alternar entre eles”, diz. Quando isto acontece, explica o cientista, desenvolvem-se “habilidades de flexibilidade cognitiva”. Isto significa que têm “maior capacidade de adaptar o pensamento e ajustar-se a diferentes situações”.

Crianças bilingues refletem e manipulam melhor a linguagem

O controlo inibitório “refere-se à capacidade de suprimir informações irrelevantes ou respostas automáticas”. Os mesmos estudos demonstraram que crianças bilingues têm “melhor controlo inibitório em comparação com crianças monolingues”. Isto pode ser atribuído ao fato de elas terem a necessidade de “controlar a interferência dos dois idiomas e selecionar o apropriado num determinado contexto”.

Por outro lado, “tendem também a desenvolver habilidades metalinguisticas mais avançadas”. Ou seja, “habilidades para refletir e manipular a linguagem”. “Estão mais conscientes das estruturas linguísticas e podem identificar melhor nuances e subtilezas dos idiomas que dominam”.

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Por estas razões, muitos pais colocam as crianças em escolas onde existe a possibilidade de aprenderem numa outra Língua que não a nativa e, dessa forma, “desenvolver as suas capacidades”.

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