Covid-19: EMA já se pronunciou sobre vacina da AstraZeneca

A Agência Europeia do Medicamento assegurou hoje que a vacina da AstraZeneca contra a covid-19 “é segura e eficaz”, não estando também associada aos casos de coágulos sanguíneos detetados.

Covid-19: EMA já se pronunciou sobre vacina da AstraZeneca

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) assegurou nesta quinta-feira, 18 de março, que a vacina da AstraZeneca contra a covid-19 “é segura e eficaz“. Este organismo explica que não está associada aos casos de coágulos sanguíneos que levaram à suspensão do seu uso.

“O Comité de Avaliação dos Riscos em Farmacovigilância chegou a uma clara conclusão na investigação dos casos de coágulos sanguíneos: esta é uma vacina segura e eficaz”, declarou a diretora executiva EMA, Emer Cooke, falando em conferência de imprensa.

Depois de uma investigação nos últimos dias dos especialistas do regulador europeu, Emer Cooke garantiu que a administração da vacina da AstraZeneca “não está associada a um aumento do risco de eventos tromboembólicos responsáveis pelos coágulos sanguíneos”.

A posição surge depois de nos últimos dias vários países europeus, incluindo Portugal, terem decidido por precaução suspender a administração da vacina da AstraZeneca. Em causa está o aparecimento de coágulos sanguíneos e da morte de pessoas inoculadas com este fármaco.

LEIA AINDA

Covid-19: Só um quarto dos países em desenvolvimento encoraja vacinação
Cerca de 85% dos países que estão a ser avaliados pelo Banco Mundial têm planos de vacinação contra a covid-19, mas apenas um quarto desenvolveu estratégias de mobilização social para encorajar as pessoas a serem vacinadas. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS