Criança morre engasgada com uva passa na passagem de ano
Um menino de três anos morreu esta terça-feira, dia 1 de janeiro, em Gijón, Espanha, depois de se ter engasgado com uva passa na véspera de ano novo.
Um menino de três anos morreu esta terça-feira, dia 1 de janeiro, na localidade de Gijón, em Espanha, depois de se engasgar com uma uva passa na véspera de Ano Novo. O El Periódico revela que o incidente aconteceu quando a criança comia uma das 12 uvas passas, nos minutos que antecederam a meia-noite.
LEIA MAIS: Estes foram os temas mais discutidos pelos portugueses no Facebook em 2018
«É um verdadeiro pesadelo. Ainda não acredito. Estou em choque e não sei o que vou fazer», disse a mãe da criança em declarações ao La Provincia.
O alerta foi dado às autoridades pelos pais da criança. O menino foi transportado para o hospital mais próximo e encontrava-se em paragem cardiorrespiratória. Apesar das manobras de reanimação, os médicos não conseguiram reverter a situação.
Alimentos causam mais de metade dos casos de asfixia mortal em crianças
Os produtos alimentares são apontados como a principal causa de mais de metade dos casos de asfixia mortal em crianças até aos cinco anos. As uvas ocupam o terceiro lugar dos incidentes, depois dos cachorros quentes e dos doces.
As vias respiratórias das crianças são mais estreitas, para além de estas não terem ainda a dentição completa e desenvolvida para mastigar os alimentos convenientemente. Estes fatores fazem desta faixa etária a mais propensa a cenários de asfixia.
LEIA MAIS: ALERTA | Previsão do tempo para quinta-feira, 3 de janeiro de 2019
Texto: Redação WIN - Conteúdos Digitais
Siga a Impala no Instagram