Em que países é feriado na 2ª feira após o Domingo de Páscoa?
Os espanhóis gozam feriado na segunda-feira após o Domingo de Páscoa e não são os únicos no mundo a dar ‘descanso’ aos fiéis no arranque de uma nova semana.
A segunda-feira após o Domingo de Páscoa é feriado em muitos países do mundo, como se revela no gráfico no final deste artigo. Portugal regressa ao trabalho – para começar bem a semana –, mas a maior parte da Europa tem folga, como acontece aqui ao lado, com os nossos vizinhos espanhóis. Austrália e vários países de África também repousam dos ‘excessos’ pascais na segunda-feira seguinte à Páscoa. Os Estados Unidos da América, por exemplo, também não têm direito a feriado nacional, apesar de o cristianismo ser a religião mais praticada.
Para ler depois
6 dos 8 mais ricos do mundo são norte-americanos mas o mais rico não é
Entre os oito mais ricos do mundo estão seis multimilionários norte-americanos, mas o mais rico de todos é de outra nacionalidade (… continue a ler aqui)
Em vários países, incluindo Alemanha, Botswana e Austrália, a Sexta-feira de Páscoa e a segunda-feira seguinte são feriados. Os dinamarqueses e os habitantes das Ilhas Faroé têm igualmente folga também na Quinta-feira Santa – uma pausa nacional de cinco dias, e não é por isso que são povos menos produtivos e menos ricos. Na maioria dos países da América Central e do Sul, que têm grandes populações católicas, os dias anteriores à Páscoa – Sexta-feira Santa e, às vezes também, a quinta-feira – são feriados públicos e na segunda-feira, toca a trabalhar. É o caso, por exemplo, de Brasil, México, Peru e Argentina, entre outros.
Na Igreja Apostólica Arménia, a Segunda-feira de Páscoa é conhecida como Merelots, Dia da Lembrança dos Mortos. Os Merelots acontecem cinco vezes por ano, em cada caso no dia seguinte a uma data significativa do calendário religioso: após o Natal, a Páscoa, Festa da Transfiguração, Assunção da Santa Virgem Maria e Festa da Exaltação do Santíssimo Cruzar.
Em vários países do norte e do centro da Europa, a Segunda-feira de Páscoa tem tradições próprias. Por exemplo, na República Checa, há o costume que envolve crianças que trançam ramos de salgueiro e os decoram com fitas coloridas, antes de usá-los para os trocarem suavemente entre eles como um símbolo de sorte e de renovação.
Statista
Junte-se a nós no Instagram
Ver esta publicação no Instagram
Siga a Impala no Instagram