Gatos ou cães, qual o animal que as famílias mais escolhem para ter em casa?
Portugal é um dos países europeus em que mais famílias têm gatos e cães como animais de estimação, mas qual destes amigos domésticos é o nosso eleito?
Ter animais de estimação é uma prática adorada na Europa. Os gatos e os cães são as duas escolhas mais populares. Embora possam oferecer amor e companheirismo aos donos, existem diferenças importantes entre estes dois amigos de 4 patas, que podem indicar qual deles é o mais adequado para cada indivíduo.
Para ler depois
Mulher em topless detida enquanto passeava os cães à beira-mar [vídeo]
Uma das diferenças mais aparentes entre cães e gatos é o nível de independência. Os gatos são conhecidos pela natureza independente e exigem menos atenção e cuidado do que os cães. Contentam-se por norma em passar o tempo sozinhos e não precisam de ser passeados, como os cães. Por outro lado, os cães são animais altamente sociais e requerem interação frequente com os donos. Precisam de ser passeados, de brincar e de receber muita atenção para serem felizes e saudáveis.
Outra diferença significativa entre cães e gatos é o nível de habilidade de treinamento. Os cães são tipicamente mais fáceis de treinar e respondem melhor aos comandos do que os gatos. Isso acontece porque os cães são animais de carga e instintivamente consideram os donos como líderes. Os gatos, por outro lado, são solitários e menos inclinados a seguir comandos ou a treinar.
Afinal, os europeus preferem gatos ou cães?
De acordo com dados da European Pet Food Industry Federation (FEDIAF), estima-se que 113,6 milhões de gatos foram mantidos como animais de estimação em lares europeus, em 2021, muitíssimo mais do que os 92,9 milhões de cães, no mesmo ano. Isto indica que tanto os gatos como os cães são amplamente apreciados e têm presença significativa nos lares de toda a Europa.
Em termos de proporção de domicílios que possuem gato ou cão, os felinos são um pouco mais populares. Cerca de 26% dos lares europeus possuem pelo menos um gato, enquanto 25% possuem pelo menos um cão.
Quando olhamos para o mapa, no final do artigo, podemos ver que o número de países em que os cães são mais populares e o número de países em que os gatos são mais populares são muito semelhantes. A Hungria é o único país em que a proporção de domicílios que possuem gato e a parcela de domicílios que possuem cão é a mesma (34%).
Para ler também
Munchkin: Conheça a raça de gatinhos que fica bebé para sempre
O país com a maior proporção de famílias que possuem pelo menos um gato é a Roménia (48%), muito mais do que as famílias portuguesas. A Roménia também é a número um na Europa quando se trata da proporção de domicílios que possuem pelo menos um cão (45%), mas Portugal não fica muito atrás.
Junte-se a nós no Instagram
Ver esta publicação no Instagram
Siga a Impala no Instagram