Governo aplaude recaptura dos evadidos de Vale de Judeus e agradece à PJ

A ministra da Justiça, Rita de Alarcão Júdice, congratulou-se hoje com a recaptura, ao longo dos últimos meses, dos cinco reclusos que, em 07 de setembro de 2024, fugiram do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus.

Governo aplaude recaptura dos evadidos de Vale de Judeus e agradece à PJ

“É muito gratificante ver que, cinco meses depois da fuga de cinco reclusos perigosos de Vale de Judeus, todos foram recapturados”, disse a governante, numa declaração remetida à comunicação social, sublinhando que “este êxito é uma prova da confiança que os cidadãos devem ter” nas polícias portuguesas.

Rita Alarcão Júdice acrescentou que nunca perdeu “a confiança na Polícia Judiciária [PJ] e nos frutos do esforço de cooperação internacional”.

“À equipa da PJ e ao seu diretor renovo o meu reconhecimento pelo excelente trabalho na recaptura destes foragidos”, rematou.

Também o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, agradeceu hoje à Polícia Judiciária pelo trabalho feito na recaptura.

Em conferência de imprensa após a reunião do conselho de ministros, o governante disse que as forças de segurança funcionaram, são uma “razão de orgulho” para os portugueses e “ajudam a tornar Portugal mais seguro”.

Os últimos dois dos cinco evadidos da prisão de Vale de Judeus foram recapturados hoje em Alicante, Espanha, anunciou hoje a instituição liderada por Luís Neves.

Rodolfo Lohrman, cidadão argentino de 59 anos, e Mark Roscaleer, britânico de 35, foram detidos pela Policia Nacional espanhola.

Fábio Loureiro, português de 33 anos, foi recapturado em 07 de outubro de 2024 em Tânger, Marrocos, e aguarda extradição para Portugal.

Um mês mais tarde, Fernando Ribeiro Ferreira, de 61 anos e também português, foi detido numa casa numa pequena localidade do concelho de Montalegre.

Em 10 de dezembro, o georgiano Shergili Farjiani, de 40 anos, foi recapturado em Itália.

Quando fugiram, os cinco reclusos cumpriam penas entre os sete e os 25 anos de prisão, por tráfico de droga, associação criminosa, roubo, sequestro e branqueamento, entre outros crimes.

IB/TYRS // FPA

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS